sábado, 29 de maio de 2010

O diário de Nina


Escrito entre 1932 e 1937, no período de terror stalinista, o diário de Nina Lugovskaia tem muito em comum com o de Anne Frank. Assim como na Alemanha nazista, no regime comunista Nina só podia buscar refúgio dentro de si mesma. Seu diário não é político, mas torna-se combativo ao considerarmos o perigo de se confessar sentimentos, mesmo aos amigos mais íntimos, numa época em que as pessoas podiam er entregues à polícia secreta em função de qualquer desvio de comportamento.
Entre a descoberta de sua personalidade e a experiência da adolescência, vemos os sonhos de uma menina que almejava se tornar escritora serem destruídos. Acusada de anti-soviética e de ter "intenções terroristas em relação a stálin", Nina Lugovskaia foi forçada a assinar uma confição na qual afirmava ter-se postado diante do Kremlin com uma arma para matar Stálin.
Eu amei esse livro, é MUITO bom, me indentifiquei com Nina, não por conta do terror Stalinista (claroquenão), mas por sua personalidade, pelo seu interior.
Postarei aqui alguns trechos, aos quais me indentifico.

2 comentários:

Fabiano disse...

já tinha lido um crítica a respeito do livro, mas nunca me interessava em lê-lo. recentemente fiz a compra de vários e acabei optando por não comprá-lo. engraçado que como lendo o post me arrependi de não ter adquirido.
engraçado que gosto de roteiros com essa temática.
abraços.
fabiano

http://blog-do-faibis.blogspot.com/

"Entre Aspas" disse...

eu tbm adooro livros com esta temática. que bom que vc gostou ! ^.^

vai correndo comprar, não vai se arrepender.

Postar um comentário